Investigação

Soil Take Care

RESUMO:
    Os solos são essenciais para as nossas sociedades uma vez que estão associados a diversos aspetos económicos, ecológicos e culturais. No entanto, são muitas vezes alvo de ações negativas que contribuem para a sua degradação irreversível. No espaço Sudoeste europeu em particular, muitas áreas estão afetadas por contaminações, passadas ou presentes, devido a metais, hidrocarbonetos ou outros compostos orgânicos. Estas contaminações afetam não só os solos e as suas funções mas também as águas superficiais e as águas subterrâneas, a atmosfera e a saúde humana (através da respiração ou da ingestão).
    As autoridades públicas responsáveis pela gestão do meio ambiente enfrentam atualmente desafios técnicos importantes e com custos associados elevados, nomeadamente a realização de inventários precisos de locais contaminados, a sua caracterização e a definição dos processos de remediação.
    O projeto SOIL TAKE CARE tem como objetivo desenvolver metodologias de diagnóstico, técnicas de remediação de solos e melhorar a eficiência da gestão política e social dos locais contaminados.
    O projeto SOIL TAKE CARE tem como principais objetivos:
    - Desenvolver dispositivos experimentais e metodologias inovadoras para conseguir diagnósticos rápidos e de baixo custo relativamente à contaminação por metais e compostos orgânicos em áreas mineiras e industriais.
    Desenvolver metodologias de monitorização da contaminação do ar e água em áreas mineiras e industriais a partir do estudo da contaminação do solo utilizando dispositivos económicos (biocaptadores) e modelação numérica.
    - Melhorar o desenvolvimento de dois tipos de técnicas de remediação de solos contaminados: injeção de soluções oxidantes em solos contaminados por hidrocarbonetos e o desenvolvimento de técnicas de fitorremediação de solos contaminados por metais pesados.
    - Identificar, a partir de um estudo socioeconómico, os pontos fortes e fracos, debilidades e elementos motores da sociedade (administrações públicas, população) que convivem com esta contaminação.

PARCEIROS: CNRS, IRSTEA, Université de Limoges, CERIS, Universidad Politécnica de Cartagena. INP, CTM, Universidad de Oviedo.

INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS: Arouca Geopark, Région de Murcia, Universidad de Murcia, SOCIUS/CSG, Universidade de Lisboa.

URL: http://soiltakecare.eu/pt-pt/projeto/